23.8.13

Notícias da moda - Pedro Lourenço e o Dinheiro Público

Como sempre o governo brasileiro está envolvido com polêmicas. 

Hoje pela manhã saíram várias notícias sobre o estilista Pedro Lourenço. Antes de falar do babado e compartilhar minha confusa opinião sobre com vocês, vou falar um pouco dele. 

Pra quem não conhece, Pedro Lourenço é um estilista brasileiro, filho da estilista Glória Coelho, que assinou sua primeira coleção com apenas 12 anos de idade e apresentou com 19 anos uma coleção no Paris Fashion Week em 2010. Em 2005 na edição de inverno do SPFW, ele lançou oficialmente sua grife, que leva seu nome... isso quando tinha só 14 anos!!! Mesmo sendo bem novinho, recebeu críticas ótimas dos outros estilistas conceituados, mas embora todo o sucesso, o nosso pequeno estilista decidiu fazer um desfile para encerrar sua carreira em 2006 e concluir seus estudos, planejando ir estudar História da Arte na França!





O estilista também assinou alguns modelos da Melissa, que eu adorei e quando saiu fui logo comprar as minhas. Hoje já estão sendo vendidas no bazar Melissa por preços bem menores. 




Seus modelos tem características próprias que definem bem o seu estilo. São bem futurísticos, com bastante uso do couro sintético e de transparências, possui também influências arquitetônicas e frequentemente tem seus looks comparados com os da marca francesa Balenciaga. Ele usa bastante formas geométricas e abusa da cor preta. No geral, são modelos muito bem estruturados. 


Mas deixando a vida do estilista a parte, as notícias de que o governo federal vai bancar seus desfiles em Paris estimados a 2,8 milhões de reais, não agradou muito a massa que não está ligada a moda. Ele vai participar de dois desfiles em 2014 e o Ministério da Cultura liberou a grana para o garoto! 

Não demorou nada nada para que os sites de reportagem começassem a espalhar o babado por ai, e demorou menos ainda para que as pessoas ficassem indignadas com a atitude. 
Eu sinceramente fiquei também, embora eu goste bastante dele e das peças dele. Porém, a minha indignação foi com as pessoas que falam mais do que sabem e com o governo que paga mais do que deve! 
Entendo e super concordo e apoio que a moda deve sim ser valorizada porque também é cultura, também é arte, e uma arte muito digna diga-se de passagem, já que não é qualquer um que consegue analisar tendencias e viver na loucura desse mundo, mas será que 2,8 milhões eram mesmo necessários? 
A outra pergunta que me veio a cabeça foi: Quantos milhões o governo tem investido por ai em escolas, exposições, esportes, danças etc? 
Não adianta sair por ai apoiando uma só causa. Alias, não dá para sair por ai gastando todo esse dinheiro enquanto as pessoas não se conscientizarem de que a cultura é importante e necessária para o nosso desenvolvimento. E eu não quero entrar no mérito de que sou de esquerda ou direita, mas não dá também pra esquecer que o governo quer mais é que sejamos alienados mesmo, então pra que investir em cultura? 

O que vocês acham sobre isso?

Beijinhos















Nenhum comentário:

Postar um comentário