19.12.13

Projeto Verão 2014

Verão chegando e todo mundo está em busca daquele bronzeado bonito. 
Hoje em dia já temos vários cremes por ai que prometem milagres na pele, deixando-a com aspecto bronzeado sem precisar ficar torrando no sol e sem muitos danos também.Quando se usa esse tipo de produto, a única preocupação são algumas manchas, porque se não espalhado uniformemente, algumas partes do corpo não vão ter o efeito; e também algumas pessoas podem ter alergias, porém, atualmente pesquisas tem indicado que esse tipo de produto acelera o envelhecimento. 
 Sinceramente, eu nunca usei nenhum desses cremes, sou curiosa, porém, não é uma coisa que me chama muito atenção. Mas se você é como eu, não quer comprar creminhos mas também não quer ficar da cor da lua (ou pior, do camarão), o que fazer?





Resolvi fazer esse post pois estava navegando por ai quando achei uma reportagem do Terra mostrando que o bronzeamento artificial prejudica a pele. Eu nunca fiz bronzeamento artificial, e também não acho que fica bonito, fica realmente artificial e laranja rsrsrs. Então segue ai algumas dicas que eu, com todo certeza, vou seguir para o verão.








1- Porque optar por bronzeamento natura? 

Primeiramente eu acho a cor do bronzeamento artificial horrível. Pronto, falei! Mas, para quem gosta de parecer com cenouras, é uma ótima opção rs. 
Brincadeiras a parte, na câmara de bronzeamento, a fonte de radiação ultravioleta A e UVA, conseguem atravessar a epiderme e atingir profundamente as camadas da pele, alterando as células responsáveis pela sua regeneração. Ou seja, essa forma de emissão dos raios são "mais fortes que o sol" e aceleram o envelhecimento da pele, tornando muito mais fácil o risco de câncer de pele!
Segundo a dermatologista Vanessa Metz, o bronzeamento artificial feito em câmaras aumenta o risco de melanoma, a forma mais letal do câncer de pele, em cerca de 75% de chances". 

2- Como ocorre o bronzeamento da pele?

“A pele só muda de cor, escurece (se bronzeia), porque, após sofrer a agressão dos raios solares, ela responde com algum grau de inflamação e, ao final desse processo, ocorre a liberação de melanina, o pigmento que dá a cor" Luciana Conrado, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SP). A produção de melanina depende do foto tipo de cada um, ou seja, da cor, sendo que a pele mais clara produz menos melanina e a mais morena é capaz, naturalmente, de produzir mais. O ideal é se proteger bem para evitar queimaduras, não descascar e manter uma cor bonita por mais tempo. O bronzeamento deve ser feito de maneira gradual e sempre com proteção, principalmente nos primeiros dias, pois a ação dos raios no estímulo da melanina só ocorre 48 horas depois da primeira exposição.

3- Quais os principais raios solares e seus efeitos?

- Raios infravermelhos: provocam a desidratação da pele e sensação de calor.
- Raios UVC: podem provocar cânceres e queimaduras solares, mas raramente alcançam a superfície do planeta, pois são bloqueados pela camada de ozônio.
- Raios UVB: atingem camadas mais profundas da pele e, podem provocar queimaduras, envelhecimento precoce e câncer de pele.

- Raios UVA: principais responsáveis pelo bronzeamento solar, mas, em excesso, podem provocar o envelhecimento precoce, em razão da destruição de fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela elasticidade da pele.

4- Qual a diferença entre bronzeador, bloqueador e protetor solar?

- Bronzeador: não oferece nenhuma proteção. Os autobronzeadores oxidam a camada morta da pele oferecendo uma cor semelhante a de bronzeamento.

- Bloqueador: é um filtro com FPS mais alto.

- Protetor: filtro com FPS baixo.

É indicado o uso de bloqueador/protetor 15 minutos antes da exposição ao sol. Na praia, deve ser reaplicado a cada duas horas!

5- Alimentos ajudam no bronzeamento?

Não! Algumas pessoas dizem por ai que comer cenoura por exemplo ajuda na hora de ficar com aquela corzinha, mas é mito. O que acontece é que certos alimentos tem uma pigmentação forte, mas não acelera e nem ajuda no bronzeamento da pele, ou seja, se você comer cenoura em excesso, você vai ficar com a mesma pigmentação que ele. Isso é realmente comprovado, faça o teste! Quanto mais cenoura você come, mais laranjinha a palma da sua mão vai ficar...









 

Espero que vocês tenham gostado das dicas. Não se esqueçam de beber bastante água e se hidratar, pois esse verão promete!

Beijinhos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário